AstronomiaClub
06 Sep
Apolo11

Sonda da NASA faz foto do módulo indiano na superfície da Lua

Apolo11.com
Rogério Leite06 Sep 2023
Recentemente, a Índia conseguiu um dos mais importantes feitos da nova corrida espacial, após ter pousado com sucesso a missão Chandrayaan-3 no polo sul da Lua. Passado alguns dias, a sonda americana LRO registrou as primeiras imagens do módulo visto do espaço, para felicidade dos cientistas indianos.

Imagem feita pela sonda estadunidense LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), mostra ao centro  o módulo de pouso indiano Vikram, no polo sul da Lua. Crédito: NASA
Imagem feita pela sonda estadunidense LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), mostra ao centro o módulo de pouso indiano Vikram, no polo sul da Lua. Crédito: NASA

O módulo de pouso Vikram e o rover Pragyan, partes da missão Chandrayaan-3, pousaram na Lua em 23 de setembro de 2023 e já completaram a primeira parte da missão. No momento, a dupla robótica está experimentando o período noturno da Lua e foram colocados automaticamente em estado de hibernação até que os primeiros raios de Sol forneçam novamente energia para as baterias.

Entretanto, antes que os quatorze dias escuridão caíssem sobre a região em que os módulos estão alunissados, a sonda estadunidense LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), da Nasa, que orbita nosso satélite, conseguiu registrar algumas fotos interessantes.

Continua após a publicidade


Algumas imagens revelam claramente alguns pixels na localização exata onde estaria o módulo Vikram, de 2x2 metros de largura. Entretanto, a câmera da LRO não conseguiu "resolver" pixels suficientes para revelar a presença do jipe-robô Pragyan, já que o rover é muito menor que o módulo de pouso.

Durante sua orbita sobre o polo sul lunar, a LRO também conseguiu registrar a presença de uma nova cratera deixada pela Luna-25, nave russa que caiu na superfície da Lua alguns dias antes do pouso da Chandrayaan-3, após um acidente durante os momentos finais do pouso.

Se tudo correr bem, os módulos Vikram e Pragyan devem sair do estado de hibernação no dia 22 de setembro, iniciando nova fase de coletas de dados na região de pouso.