AstronomiaClub
22 Mar
Apolo11

Tudo pronto para a primeira decolagem do drone Ingenuity no Planeta Vermelho

Apolo11.com
Rogério Leite22 Mar 2021
Engenheiros da Nasa finalmente bateram o martelo e definiram a localização do primeiro campo de aviação no Planeta Vermelho. Como isso, foi dado o sinal verde para a decolagem do drone Ingenuity, que poderá acontecer já na primeira semana de abril.

Concepção artística mostra o drone Ingenuity sobrevoando Marte, tendo ao fundo o rover Perseverance.
Concepção artística mostra o drone Ingenuity sobrevoando Marte, tendo ao fundo o rover Perseverance.

"A data exata do primeiro voo ainda está sendo estudada e os engenheiros estão neste momento trabalhando os detalhes do cronograma de implantações e posicionamento do veículo", disse a NASA em comunicado oficial. De acordo com a agência, uma atualização sobre as operações será feita na terça-feira, 23 de março, quando o dia exato do voo será divulgado.

O drone Ingenuity ainda está abrigado no interior do rover Perseverance, localizado no interior da cratera Jezero, de 45 quilômetros de diâmetro, desde que a missão pousou em marte em 28 de fevereiro. Depois que o rover Perseverance chegar ao local escolhido, acomodará o helicóptero robótico no solo marciano, quando o voo de 100 metros de distância terá início.

Durante o voo, o Perserverance documentará todas as manobras utilizando as câmeras Mastcam-Z e dois microfones, ao mesmo tempo que o Ingenuity documentará a paisagem marciana através de uma câmera de alta resolução a bordo do drone.

Não há qualquer instrumento científico a bordo do Ingenuity. Esse é um voo de demonstração de tecnologia com objetivo de ajudar a construir o caminho para a exploração aérea de Marte. Se os voos do Ingenuity forem bem-sucedidos, todas as missões ao Planeta Vermelho deverão incluir drones, que poderão ser usados como escolta para os rovers e coleta de dados.

Assim que Perseverance ajudar o drone a levantar voo, começará a fase mais importante de sua missão, com foco principal pela busca de sinais de antiga vida coleta de solo, que serão trazidas de volta à Terra em uma missão conjunta entre a NASA e a ESA, a Agência Espacial Europeia, possivelmente em 2031.

Além do Ingenuity, outra demonstração de tecnologia é ansiosamente aguardada pela Nasa. Trata-se dos dados do instrumento MOXIE ("Experimento de Utilização de Recursos de Oxigênio de Marte"). O objetivo do experimento é gerar oxigênio puro a partir da fina atmosfera marciana dominada por dióxido de carbono. Se ampliado, MOXIE poderá converter CO2 em O2 em larga escala, e permitiria a humanidade a se firmar definitivamente em Marte.