AstronomiaClub
15 Apr
Apolo11

Drone Ingenuity gira os rotores mas problema ainda não foi resolvido

Apolo11.com
Rogério Leite15 Apr 2021
A equipe responsável pelo drone Ingenuity confirmou que a falha que impediu a aeronave de voar sobre Marte já foi identificada e que todos os esforços estão sendo feitos para corrigi-la, mas ainda não divulgou uma data para o novo teste. Enquanto isso, a NASA divulgou novas imagens, que mostram as pás do Ingenuity em movimento.

Drone Ingenuity com as pás em movimento, registrado pelo jipe robô Perseverance, em abril e 2021.
Drone Ingenuity com as pás em movimento, registrado pelo jipe robô Perseverance, em abril e 2021.

Após analisar o problema que colocou o drone voador em modo de segurança, a equipe de engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, informou que a solução do problema está a caminho e deverá ser concluída com uma nova versão do software a bordo do Ingenuity.

De acordo com os engenheiros, a nova versão será enviada primeiramente ao rover Perseverance via orbitador Mars Reconnaissance Orbiter. Em seguida, o software será transferido ao drone Ingenuity.


Veja o que já foi publicado sobre o Ingenuity

Ainda não há data marcada os novos testes, mas a equipe espera finalizar esse carregamento em pelo menos duas semanas.


O problema apresentado pelo drone Ingenuity ocorreu na sexta-feira, dia 8 de abril de 2021, quando uma falha, agora identificada como de software, fez a aeronave entrar em modo de proteção. Isso aconteceu quando os engenheiros acionaram os rotores pela primeira vez durante uma sequencia de testes. Ao atingir 2400 rotações por minuto o computador de bordo suspendeu automaticamente as operações.