AstronomiaClub
30 Apr
Apolo11

China lança o primeiro módulo de sua nova estação Espacial

Apolo11.com
Rogério Leite30 Apr 2021
A agência espacial chinesa lançou nesta quinta-feira, 29 de abril, o primeiro módulo da sua nova estação espacial. Quando pronta, a estação terá 16,6 metros e permitirá que o país tenha seus próprios astronautas permanentemente no espaço.

Concepção artística mostra como será a nova estação espacial chinesa. O módulo Tianhe pode ser visto no centro da estrutura.
Concepção artística mostra como será a nova estação espacial chinesa. O módulo Tianhe pode ser visto no centro da estrutura.

Batizada de Tianhe (Harmonia dos Céus), o módulo foi lançado ao espaço a bordo de um foguete do tipo Longa Marcha B, a partir do centro de lançamento de Wenchang, localizado na ilha de Hainan.

Tianhe é o módulo central da futura estação CSS e orbitará a Terra em altitude baixa entre 340 e 450 km acima da superfície. Segundo o comunicado oficial, a CSS será bastante parecida com a antiga estação espacial russa MIR, que circulou a Terra entre 1986 e 2001.

A vida útil da CSS está estimada entre 10 e 15 anos e de acordo com o cronograma deverá ficar pronta em 2022, quando então terá cerca de 50 metros de comprimento e 4,2 metros de diâmetro, com capacidade para alojar até quatro astronautas a bordo. O módulo Tianhe tem 16,6 metros de comprimento.

A CSS não é tão grande ou arrojada quanto à Estação Espacial Internacional, ISS, mantida pelos EUA, Canadá, Rússia e diversos países do bloco europeu. O peso estimado da CSS é de cerca de 90 toneladas, aproximadamente um terço da ISS.



Além da CSS, outro feito importante dos chineses deverá acontecer ainda em maio de 2021, quando o país deverá pousar um pequeno jipe robô na superfície do Planeta Vermelho.