O lançamento do Starship estava previsto para ocorrer na segunda-feira, dia 17, mas um defeito em uma das válvulas de pressurização acabou adiando a missão.
O Starship tem 120 metros de altura e tem capacidade de levar para fora da orbita da Terra mais de 150 toneladas de carga útil, muito mais que a capacidade do foguete Saturno V, que levou astronautas à Lua na década de 1990.
A agência espacial americana, NASA, escolheu o Starship para levar novamente os astronautas à Lua em 2025.
Starship é o nome da nave que vai acoplada ao topo do foguete Super Heavy, mas própria SpaceX chama o conjunto de foguete StarShip. A cápsula tem 50 metros de altura enquanto o propulsor Super Heavy tem 70 metros.
Starship e Super Heavy nunca voaram juntos, mas já realizaram diversos voos suborbitais com sucesso.
De acordo com o cronograma apresentado pela SpaceX, O lançamento de quinta-feira será um teste de segurança e avaliação de equipamentos e ocorrerá na base espacial Starbase, em Boca Chica, no Texas. Está previsto que os módulos se separem três minutos após o lançamento, com a Starship descendo sobre o Golfo do México.
Após a separação, o foguete Super Duty, de seis propulsores, seguirá sua trajetória até atingir 240 km de altitude durante 90 minutos, completando uma volta ao redor da Terra. Após isso descerá no Oceano Pacífico.
"Há um milhão de chances de algo dar errado", disse Elon Musk. "Vamos ser muito cuidados e se algo não estiver bem, vamos adiar novamente. Só não pode explodir na plataforma", explicou.