AstronomiaClub
01 May
SpaceToday

Brasileiro Ganha Prêmio Ao Registrar Melhor Imagem da BepiColombo Na Sua Passagem Pela Terra

spacetoday.com.br
Sergio Sacani01 May 2020

No início do mês de abril de 2020, a sonda Nipo-Europeia BepiColombo se aproximou da Terra no seu primeiro sobrevoo durante a sua viagem de sete anos até o seu destino final, o planeta Mercúrio, durante a passagem, os cientistas da missão resolveram convidar os astrônomos amadores para observar o evento da Terra e compartilhar as imagens desse evento único.

Mais de 30 observadores ao redor do mundo participaram da campanha. O jurado foi composto por especialistas da missão BepiColombo, e ficaram impressionados de forma positiva com todas as imagens que foram enviadas, tanto na estética das imagens como na qualidade das observações astronômicas e agradeceram muito a todos que participaram. As imagens irão imortalizar a passagem da exploradora do planeta Mercúrio para sempre quando ela cruzou os céus da Terra.

Foram três os selecionados, a melhor imagem, o melhor vídeo e a última imagem.

A melhor imagem foi feita por um brasileiro, Sergio Silva, direto de Porto Feliz no interior de São Paulo registrou a BepiColombo nas primeiras horas do dia 10 de abril de 2020, e pôde fotografar a sonda passando pela Nebulosa da Cabeça do Cavalo Azul. Realmente uma bela imagem que é a imagem principal desse post.

A melhor sequência de imagens da BepiColombo, mostra a sonda se movendo através do campo de estrelas e mostra a sonda com um convidado, um detrito espacial, um satélite geoestacionário descomissionado. A imagem foi feita na noite do dia 10 de abril de 2020, por Guy Wells e Daniel Bamberger no Observatório Northolt Branch em Londres, no Reino Unido.

E no dia 19 de abril de 2020, direto do Observatório do Museu de Ciência e Espaço de Rikubetsu no Distrito de Ashoro, em Hokkaido, no Japão, registrou a melhor última imagem da BepiColombo, antes que ela partisse dos domínios da Terra e seguisse a sua viagem para Mercúrio.

O juri também selecionou como menção honrosa: Gianluca Mais, do Virtual Telescope Project, Alain Maury, Jean Marc Mari e Joaquin Fabrega, Inoue Takeshi, Kenichi Shirakami, Massonri Mizutani, T. Oribe, Observatório Saji, Nicolas Biver.

A BepiColombo atingiu o ponto mais próximo da Terra no dia 10 de abril de 2020, às 04:24:57 UTC (01:24:57, hora de Brasília), quando passou a 12689 km da superfície da Terra. A manobra, o primeiro dos nove encontros que a sonda terá e o único com a Terra, impulsionou a sonda para a sua viagem para a parte mais interna do Sistema Solar, onde ela deve encontrar com Vênus em 15 de outubro de 2020, no primeiro dos dois sobrevoos que a sonda fará com o planeta na sua jornada até Mercúrio.

Fonte:

http://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/BepiColombo/Bepi_in_the_sky_with_stars_photo_contest_winners_announced