AstronomiaClub
02 Oct
Apolo11

Este mês tem eclipse solar. Visível em todo o Brasil!

Apolo11.com
Rogério Leite02 Oct 2023
Um dos fenômenos astronômicos mais impressionantes é o eclipse solar, quando a Lua obscurece o disco estelar transformando o dia em quase noite. E isso vai acontecer no dia 14 de outubro, quando à tarde do sábado de feriado prolongado vai virar quase noite por alguns minutos!

Imagem simulada mostra como será o eclipse solar de 14 de outubro de 2023 em algumas capitais brasileiras. Crédito: Apolo11.com
Imagem simulada mostra como será o eclipse solar de 14 de outubro de 2023 em algumas capitais brasileiras. Crédito: Apolo11.com


Embora o eclipse possa ser visto em todo o Brasil, apenas os observadores do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará poderão contempla-lo em sua totalidade. Isso ocorre porque apenas nestas regiões a Lua penetrará por completo dentro do disco solar. Nas outras áreas do Brasil o fenômeno também poderá ser visto, mas apenas parcialmente, com o disco lunar "mordendo" o disco solar.

Diferentemente do eclipse total, quando a Lua encobre completamente o disco solar, transformando o dia em noite, eclipse previsto para o dia 14 de outubro é do tipo anular. Nesse tipo de eclipse a Lua não encobre totalmente o Sol, deixando aparecer apenas uma espécie de anel luminoso - daí o nome "eclipse anelar ou anular".

Continua após a publicidade


Durante o eclipse anular, o Sol não fica totalmente encoberto devido à maior distância entre a Terra e a Lua, o que diminui visualmente o tamanho do nosso satélite. Visualmente menor, a Lua não consegue preencher totalmente o tamanho do disco do Sol, deixando parte dele exposto, formando o anel. Por isso, mesmo nas áreas onde o eclipse será visto em sua plenitude, o Sol não ficará 100% encoberto pela Lua.

Mapa mostra a obscuridade do disco solar em diversas áreas do Brasil durante o eclipse solar de 14 de outubro de 2023. Crédito: Great American Eclipse.
Mapa mostra a obscuridade do disco solar em diversas áreas do Brasil durante o eclipse solar de 14 de outubro de 2023. Crédito: Great American Eclipse.

No mapa acima nós vemos como o eclipse será visto em diversos locais do país. Na parte mais escura, nós vemos a região da maior obscuridade e na medida em que subimos ou descemos em latitude a porção solar se toma menos encoberta. Entre a Bahia e Alagoas, por exemplo, o Sol ficará cerca de 70% encoberto. Em São Paulo a mordida será ainda menor com o disco solar encoberto em 35%.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, a visualização do fenômeno será das mais privilegiadas. Ali, a Lua tocará a borda do disco solar às 15h31 da tarde de sábado e penetrará totalmente no interior disco do Sol às 16h45. O fenômeno só encerra às 17h52, já com o Sol abaixo do horizonte.

Em São Paulo, o eclipse terá início às 15h41, com o ápice previsto para as 16h43 e final às 17h50, próximo ao pôr do Sol!

No eclipse do dia 14 a Lua estará a 148823 km da Terra e Sol a 140221 milhões de km de distância.