O lançamento ocorreu às 11h26 pelo horário de Brasília, na base espacial da Blue Origin, ao norte de Van Horn, no Texas.
Após o lançamento, tudo parecia transcorrer normalmente até o momento em que o foguete, de 18 metros de altura, atingiu a velocidade supersônica e a pluma de exaustão pareceu mudar de cor e forma. Neste momento, motor movido à hidrogênio pareceu desligar, fazendo o foguete se inclinar para uma trajetória não planejada, quando ainda estava a apenas 8500 metros de altitude.
Neste instante, o motor de emergência da cápsula entrou em operação, fornecendo um impulso de 30 toneladas necessário para arremessar a nave para longe do foguete com falha. A cápsula girou sobre o próprio eixo e se distanciou a centenas de metros do foguete New Shepard.
Guiada pelo propulsores do sistema de controle, a cápsula de quatro toneladas se estabilizou e abriu seus três paraquedas, que a trouxeram para um pouso relativamente suave de volta ao solo, a cerca de 5 quilômetros por hora.
Embora tenha reconhecido o evento como uma falha severa, a Blue Origin afirmou que os sistemas de emergência funcionaram com perfeição e trouxeram a cápsula de volta e com total segurança.
É sempre importante lembrar que a Blue Origin é a empresa de turismo espacial que em 2016 levou para fora da Terra o brasileiro Victor Hespanha, além de já ter feito voos suborbitais com o ator William Shatner — o Capitão Kirk da série "Jornada nas estrelas" e o com próprio Jeff Bezos, dona da Blue Origin e da empresa Amazon.