Em comunicado, a Nasa informou que o lançamento da missão Artemis 1 deve ocorrer na quarta-feira, 16 de novembro, mas espera as condições seguras para o retorno dos funcionário, bem como inspeções após a passagem da tempestade ao largo da Flórida. Segundo a agência, ajustar a data de lançamento permitirá que a força de trabalho atenda às necessidades de suas famílias e lares e forneça tempo logístico suficiente para voltar ao status de lançamento após a passagem de Nicole.
Prevento fortes ventos e chuva intensa, as equipes desligaram todos os sistemas da espaçonave Orion e do estágio principal do foguete SLS, além do estágio de propulsão criogênica e dos propulsores laterais. Os engenheiros também instalaram uma tampa rígida sobre a janela do sistema de aborto de lançamento e retraíram e prenderam o braço de acesso à cápsula.
As previsões meteorológicas mais recentes mostram que a intensidade dos ventos e chuvas não deverão ser maiores que o limite máximo suportado pelo foguete SLS, mas por precaução as escotilhas da cápsula Orion também foram protegidas para evitar a intrusão de água. O foguete SLS foi projetado para suportar ventos rasos de até 137 km/h a 18 metros de altura.
As equipes estão prontas para retomar o trabalho assim que o clima e o status do Centro Kennedy permitirem. Uma vez de volta ao local, os técnicos farão novas inspeções na plataforma para avaliar o status do foguete e também da espaçonave.
Além das condições meteorológicas, os engenheiros também estão preocupados com alguns elementos de hardware que têm data de expiração, entre eles os dois propulsores laterais de combustíveis sólidos, construídos pela empresa Northrop Grumman. Se a missão não decolar até meados de dezembro, a NASA terá que analisar novamente as condições dos dois boosters e validar se ainda são dignos de lançamento após as datas de validade atuais.
O lançamento de 16 de novembro está programado para ocorrer durante uma janela de duas horas que abre às 03h04 BRT (Hora de Brasília). Se a Artemis 1 decolar nessa data, a missão terminará com o retorno da cápsula Orion em 11 de dezembro. Se o Artemis 1 não puder decolar em 16 de novembro, a próxima oportunidade de lançamento ocorrerá 19 de novembro.