A missão transcorreu sem problemas desde o início e atingiu o ápice da primeira fase às 17h48 BRT de quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021, quando a espaçonave robótica tocou o topo da atmosfera marciana a 19200 km/h. Cerca de 80 segundos depois a nave passou pelo máximo do aquecimento e estresse térmico, atingindo 1380 graus Celsius durante o processo de desaceleração. Lentamente, Perseverance atingiu velocidade supersônica e abriu os paraquedas.
A seis quilômetros de altitude, o escudo térmico foi ejetado e a quatro quilômetros do solo acionou o altímetro-radar com a finalidade de analisar o terreno abaixo. Em seguida, o módulo Perseverance se desprendeu do casulo de proteção e iniciou o processo de descida auxiliado por retrofoguetes. Ao atingir 270 metros, um intrincado mecanismo similar a um guindaste baixou o módulo até o solo, com direito a aplausos dos engenheiros do JPL.
Quatro minutos após o pouso, o jipe-robô marcou presença e registrou a primeira foto do local de aterrissagem, enviando-a ao satélite Mars Reconnaissance Orbiter, que reenviou os sinais à Terra.