A imagem da sonda Juno foi capturada em 12 de janeiro de 2022, durante o 39º sobrevoo da espaçonave. Na ocasião, Juno estava a cerca de 61 mil quilômetros acima do topo das nuvens, sobre a latitude de 52 graus ao sul. A cena oferece uma vista deslumbrante do hemisfério austral de Júpiter, com duas de suas diversas luas à direita do quadro.
A nova foto processada pela cientista Andrea Luck, que usou dados RAW (dados brutos) do instrumento JunoCam, disponíveis online ao público.
Io é o corpo mais vulcânico do sistema solar, onde centenas de vulcões pontilham sua superfície, alguns deles expelindo plumas sulfúricas a centenas de quilômetros de altura.
Europa, por sua vez, é a menor das quatro grandes luas de Júpiter, chamadas de luas galileanas. Sua superfície é gelada, sob a qual se encontra um enorme oceano global de água líquida. Observações anteriores encontraram evidências de possíveis plumas de água saindo da região polar sul de Europa, o que sugere que há água no oceano subterrâneo da lua saindo através de fendas na crosta gelada.
No final de 2022, a sonda Juno deve fazer um novo voo rasante nas imediações de Júpiter. Durante este sobrevoo a sonda usará vários de seus instrumentos científicos para estudar a lua Europa com mais detalhes, além de capturar vistas ainda mais impressionantes da misteriosa lua.
A missão da sonda Juno está prevista para terminar em setembro de 2025, mas outras aproximações estão previstas para o final de 2023 e início de 2024.
No futuro próximo outras duas espaçonaves continuarão o trabalho da Juno, mas se concentrarão exclusivamente no estudo das luas: a missão Clipper da NASA e o Júpiter Icy Moons Explorer (JUICE), da Agência Espacial Europeia.