AstronomiaClub
16 Jul
Apolo11

Sequência de ejeções coronais mostra forte atividade no lado afastado do Sol

Apolo11.com
Rogério Leite16 Jul 2021
Diversas ejeções de massa coronal estão sendo observados no lado afastado do Sol e podem se tornar geoefetivos nas próximas horas à medida que a estrela rotaciona em direção à Terra. Imagens registradas pelo telescópio espacial SOHO mostram que essas explosões estão ocorrendo no hemisfério sul da estrela.

Ejeção de massa coronal registrada em 15 de julho de 2021, às  21:24 UTC pelo  satélite de observação solar SOHO. <BR>
Ejeção de massa coronal registrada em 15 de julho de 2021, às 21:24 UTC pelo satélite de observação solar SOHO.

Nas últimas horas o telescópio solar SOHO vem observando forte atividade solar, com sistemáticas ejeções de massa coronal que estão sendo arremessadas na direção oposta da Terra. Modelos matemáticos em conjunto com dados dos satélites SDO, da NASA, indicam que essas ejeções coronais são provenientes da região ativa AR12385, em desenvolvimento na região sudeste, ainda do lado estelar afastado da Terra.

Acompanhe o Sol em nossa página de atividade solar

A mais recente ejeção de massa coronal ocorreu às 21:24 UTC de quinta-feira (18h24 pelo horário de Brasília) e pode ser vista na animação acima, registrada pelo satélite de observação solar SOHO.

A sequencia de ejeções de massa coronal (EMC) observada é resultado do fortalecimento da atividade magnética do Ciclo Solar 25, que deve se fortalecer ainda mais nos próximos meses.