O mosaico visto é resultado de duas fotos em preto e branco feitas pela câmera de navegação do jipe-robô, obtidas em 16 de novembro de 2021. A primeira imagem foi feita às 08h30 da manhã marciana, enquanto a segunda cena foi registrada às 16h10. Esses dois momentos diferentes proporcionaram condições de iluminação contrastantes que destacavam uma variedade de detalhes diferentes da paisagem.
Para obter a imagem colorida final, a equipe de engenheiros adicionou filtro azul à cena da manhã, enquanto à cena da tarde recebeu tratamento com filtro laranja. Ambas as fotos também foram tratadas com filtros verdes. A combinação adequada de filtros fotográficos resultou em uma colorização artificial bastante semelhante àquela que seria observada por um humano que ali estivesse presente.
No centro da imagem é possível observar o Monte Sharp, uma montanha com cinco quilômetros de altura escalada pelo Curiosity desde 2014. Colinas arredondadas também podem ser vistas à distância, no centro-direito.
Na extremidade direita do panorama está a escarpada “Montanha Rafael Navarro”, que deve seu nome a um dos cientistas da equipe Curiosity que faleceu no início deste ano. Por trás da escarpada está a parte superior do Monte Sharp, bem acima da área que o Curiosity está explorando.
Monte Sharp fica no interior da cratera Gale, uma bacia de 154 quilômetros de diâmetro formada por um antigo impacto. A borda distante da cratera Gale tem 2,3 quilômetros de altura e é visível no horizonte, entre 30 a 40 quilômetros de distância.