A jornada do foguete e da espaçonave deve levar 11 horas, tempo necessário para cobrir os 6,4 km que separam o Edifício de Montagem do Veículo - VAB (Vehicle Assembly Building) até a plataforma 39B.
Assim que a espaçonave e o foguete estiverem posicionados na plataforma de lançamento, serão necessárias mais duas semanas até que os engenheiros da NASA iniciem o que é conhecido como "ensaio molhado", testes que demonstram que o foguete pode ser carregado com propulsores líquidos superfrios. Essa etapa deve iniciar em 1 de abril e o abastecimento real em 3 de abril.
Engenheiros e técnicos também praticarão uma simulação de contagem regressiva, iniciando em T-10 segundos. O objetivo é testar as respostas do foguete em um hipotético cenário de término de voo, quando então os tanques de combustível serão drenados. Em seguida, o foguete será levado de volta ao VAB, o que deve levar mais 10 dias.
O primeiro voo da Artemis estava programado para fevereiro de 2022, mas uma série de ajustes precisaram ser feitos. O objetivo desse primeiro será testar a arquitetura e operação do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), necessário para o sucesso das missões tripuladas ou não ao redor da lua.
A espaçonave Orion, onde serão transportados os astronautas, está atracada no topo do foguete SLS (Space Launch System), o mais poderoso que a NASA já construiu. Para se ter uma ideia da força da máquina, durante o lançamento ele produzirá 15% a mais de empuxo do que os foguetes Saturno V, que levou os astronautas à Lua nas décadas de 1960 e 1970. Sua capacidade também impressiona: o SLS será capaz de transportar mais de 27 toneladas até a Lua.
A Missão Artemis está dividida em 3 etapas.
Artemis I é uma missão não tripulada que viajará quase 400 mil quilômetros até a orbita da Lua e retornará à Terra após cerca de três semanas.
A Artemis 2 será a primeira missão tripulada da NASA a retornar nas cercanias da Lua desde o projeto Apollo, na década de 1970. Nesta missão, os astronautas não descerão na superfície lunar, mas ficarão em orbita durante seis dias. A presença humana no solo lunar acontecerá em 2024, durante a missão Artemis 3.
O objetivo do projeto Artemis será estabelecer a presença sustentada na Lua com intuito de apoiar o envio de humanos a Marte
A tripulação da missão Artemis 2 ainda não foi escolhida, mas sabe-se que virá de um grupo de 18 homens e mulheres que a NASA selecionou em dezembro de 2020. De acordo com a agência americana, um dos membros da tripulação deverá ser uma mulher e por contrato, um astronauta canadense.