AstronomiaClub
10 Apr
Apolo11

Quarentena? Vá para a janela e veja o trem passar!

Apolo11.com
Rogério Leite10 Apr 2020
Se você está na região sudeste e entediado de ver as notícias ruins na TV, não perca essa oportunidade. Hoje e nos próximos dias o grupo 2 de satélites Starlink estará passando sobre o céu das cidades logo após o pôr do Sol. É só olhar pela janela!

Registro de parte do trem de satélites Starlink Grupo 5 feito pelo astrônomo amador Edinilson Oliveira, de São Paulo, SP. O 'trem' do grupo 5 passou na quinta-feira às 19 horas, com mais de 50 satélites enfileirados.
Registro de parte do trem de satélites Starlink Grupo 5 feito pelo astrônomo Ednilson Oliveira, de São Paulo, SP. O 'trem' do grupo 5 passou na quinta-feira às 19 horas, com mais de 50 satélites enfileirados.

O trem de satélites consta de mais de sessenta naves e pode ser visto sem auxílio de instrumentos, com a observação favorecida pela menor poluição atmosférica.

Esse grupo de satélites foi lançado pela empresa SpaceX no dia 7 de janeiro de 2020 com o objetivo de formar uma frota de milhares de repetidoras espaciais capaz de prover internet em banda larga para qualquer lugar do planeta.

Os satélites poderão ser vistos mais ou menos às 19h00 e durante a passagem parecerão enfileirados ou em formação.

Na sexta-feira o brilho desse objetos não será tão forte, mas ainda sim serão perfeitamente visíveis. No sábado, domingo e segunda-feira o brilho será mais forte.

Os objetos estão em orbita circular ao redor do planeta, a uma altitude de 445 km. Por estarem em orbita baixa e orbitando praticamente juntos, para um observador situado na Terra a impressão que se tem é que um "trem" de pontos luminosos está se deslocando no firmamento noturno, refletindo a luz do Sol.

VEJA O TREM DE SATÉLITE STARLINK GRUPO 2

Em São Paulo, por exemplo, o trem poderá ser visto entre 10 e 13 de abril, após o pôr do Sol.

Bons céus!