“A tripulação da Artemis II representa as milhares de pessoas que trabalham incansavelmente para nos levar às estrelas. Esta é a nossa tripulação, esta é a tripulação da humanidade”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson, durante a apresentação dos astronautas.
Para a missão ARTEMIS II foram escolhidos os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Hammock Koch, além do astronauta canadense Jeremy Hansen.
Além da apresentação da tripulação, foram divulgadas as atribuições de cada um. Comandante: Reid Wiseman, Piloto: Victor Glover, Especialista de Missão 1: Christina Hammock Koch e Especialista de Missão 2: Jeremy Hansen. Durante os treinamentos e em missão, os cinco escolhidos trabalharão em equipe para executar um conjunto ambicioso de demonstrações durante o teste de voo, programado para 2024.
De acordo com o cronograma, o voo da Artemis II terá duração de 10 dias e deverá provar a viabilidade dos sistemas de suporte à vida da espaçonave Orion e validar as capacidades e técnicas necessárias para os humanos viverem e trabalharem no espaço profundo. Neste voo não haverá pouso na Lua, mas preparará o terreno para a missão seguinte, a ARTEMIS III, que deverá marcar novamente a presença humana na Lua.
Comandante Reid Wiseman - Esta será a segunda viagem de Wiseman ao espaço, servindo anteriormente como engenheiro de voo da Expedição 41 a bordo da Estação Espacial Internacional, ISS, entre maio e novembro de 2014. Wiseman totaliza mais de 165 dias no espaço, incluindo 13 horas como líder de caminhada espacial durante duas viagens fora do complexo orbital.
Piloto Glover - Este será o segundo voo de Glover que serviu anteriormente como piloto no SpaceX Crew-1 da NASA, retornando à Terra em 2 de maio de 2021, após 168 dias no espaço. Como engenheiro de voo a bordo da Estação Espacial, Glover contribuiu para investigações científicas, demonstrações de tecnologia e participou de quatro caminhadas espaciais.
Especialista Christina Hammock Koch - Koch também fará seu segundo voo ao espaço. A especialista serviu como engenheira de voo a bordo da Estação Espacial Internacional durantes as expedições 59, 60 e 61. A engenheira bateu o recorde de voo espacial mais longo de uma mulher, ao permanecer 328 dias no espaço e também participou das primeiras caminhadas espaciais femininas.
Especialista Jeremy Hansen - Representando o Canadá, Hansen é novato nos voos espaciais. É bacharel em ciências espaciais pelo Royal Military College of Canada em Kingston, Ontário e mestre em física pela mesma instituição em 2000, com foco em pesquisa no Rastreamento por Satélite de Campo de Visão Amplo. O canadense também é coronel das Forças Armadas e ex-piloto de caça. Hansen também trabalhou na NASA como Capcom no Centro de Controle de Missão e em 2017, tornou-se o primeiro canadense a ser encarregado de liderar uma classe de astronauta da NASA, liderando o treinamento de candidatos a astronautas dos Estados Unidos e Canadá.