Ao mesmo tempo que a nave Mars Perseverance perfurava a atmosfera marciana com um rover e um helicóptero a bordo, a sonda estadunidense Mars Reconnaissance Orbiter, MRO, apontava suas câmeras de alta resolução para o local, com o objetivo de registrar o evento.
Naquele instante, a MRO orbitava a 700 km do local previsto para o pouso e estava lá com o objetivo de retransmitir os sinais de telemetria da Perseverance e reenvia-los a Terra. Viajando a três quilômetros por segundo no topo da atmosfera, a MRO carrega a bordo diversos tipos de sensores, incluindo o instrumento HiRISE, uma câmera de altíssima resolução usada para as pesquisas geológicas de sua missão.
Registrando diversos frames por segundo, a câmera de alta resolução foi apontada para a provável localização da Perseverance e sob condições desafiadoras de sincronismo, conseguiu registrar o momento exato de abertura dos paraquedas da missão Perseverance.
Na cena, além do paraquedas aberto é possível ver também parte de um antigo delta, que há 3 bilhões de anos possivelmente fluiu água líquida em direção à cratera Jezero, vista à esquerda.
Além do incrível registro feito pela sonda MRO, os pesquisadores do JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, também receberam um importante dado telemétrico, desta vez vindo do drone Ingenuity (Engenhosidade).
Os dados davam conta de que tanto o helicóptero Ingenuity como sua estação base estão em perfeitas condições, ambos ainda presos ao rover principal.
De acordo com os operadores, a telemetria também confirmou que o estado de carga das baterias está dentro do esperado e que é capaz de ligar e desligar os atuadores que mantêm o drone em condições térmicas adequadas.
Atualmente, a carga das baterias do Ingenuity está sendo feita através das linha de alimentação fornecida pelo rover Perseverance, mas assim que a aeronave for movida para a superfície de Marte, as baterias serão carregadas exclusivamente por seu próprio painel solar.
Os primeiros testes do Ingenuity serão feitos trinta dias após o drone ser colocado na superfície. Segundo os técnico, esta fase será extremamente importante, já que a temperatura no local de pouso é de cerca de 90 graus Celsius.