O processo do voo aconteceu de forma autônoma, sem interferência humana, depois que o drone voador recebeu o sinal verde para a missão.
A operação histórica foi transmitida ao vivo desde o Laboratório de Propulsão a jato da Nasa, JPL, responsável pela missão, ao mesmo tempo em que recebia os sinais telemétricos retransmitidos pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter.
Na medida em que pequenos pacotes de telemetria chegavam, era possível checar o estado de baterias, , temperatura e principalmente a velocidade do rotor. A tensão no centro de controle aumentou à espera dos dados de altitude e quando esse chegaram a equipe de cientistas explodiu em alegria. Os números, colocados em gráfico, confirmaram que o Drone havia levantado voo, pairado no ar e pousado em segurança.
A primeira imagem chegou alguns minutos depois e foi registrada pelo próprio Ingenuity através da câmera de bordo apontada para o solo. A cena mostrava a sombra do helicóptero em solo marciano e possivelmente será esta a cena mais emblemática dessa nova fase da exploração espacial.
O instante maior aconteceu minutos depois, quando o primeiro vídeo do voo chegou ao JPL. O momento foi registrado pelo jipe Robô Perseverance, distante 10 metros do drone e mostrava o primeiro voo de uma aeronave fora da Terra.
Assista ao vídeo acima e veja como foi esse momento mágico da missão!