AstronomiaClub
30 Mar
SpaceToday

Mais Um Belo Rastro Estelar Registrado No ESO Provando Que a Terra É Redonda E Gira!!!

spacetoday.com.br
Sergio Sacani30 Mar 2022

Este rastro de estrelas foi capturado acima do Observatório de La Silla do ESO, no deserto chileno do Atacama. Os rastros de estrelas têm origem na rotação da Terra; nesta imagem de longa exposição, as estrelas parecem circular em torno do Polo Sul Celeste. Quase irreconhecíveis são a Nebulosa Carina (uma mancha magenta brilhante no centro à esquerda) e a Grande e a Pequena Nuvens de Magalhães (manchas azuis no centro em cima e à direita, respetivamente).

Apontados diretamente para o vórtice estrelado temos dois dos três telescópios BlackGEM, construídos e operados pelas Universidade RadboudNetherlands Research School for Astronomy (NOVA) e KU Leuven. O terceiro telescópio à direita ainda estava em construção no momento desta fotografia foi feita, tendo apenas uma plataforma e nenhuma cúpula. O BlackGEM está sendo testado, a partir deste mês, e irá ser eventualmente expandido para 15 telescópios, capazes de realizar grandes rastreios do céu noturno.

O BlackGEM se juntará a detectores tais como o LIGO e o Virgo na procura dos mais dramáticos eventos no espaço, tais como a fusão de buracos negros e estrelas de nêutrons. Após da detecção de ondas gravitacionais pelo LIGO e Virgo originadas nestas colisões, o BlackGEM mapeará grandes regiões do céu à procura da radiacão visível emitida por estes eventos. Outras instalações como o Very Large Telescope do ESO acompanharão as medições do BlackGEM, ajudando assim os astrônomos a perceber melhor um dos fenômenos mais elusivos que ocorre no nosso Universo.

Crédito:

Zdeněk Bardon (bardon.cz)/ESO

Fonte:

https://www.eso.org/public/brazil/images/potw2213a/