AstronomiaClub
03 Dec
Apolo11

Imagens de satélite mostram crescimento da mancha urbana de São Paulo

Apolo11.com
Rogério Leite03 Dec 2021
Com uma população de quase 22 milhões de pessoas, cerca de 10% da população total do Brasil - a Região Metropolitana de São Paulo é classificada como a décima maior área urbana do mundo. Vista do espaço, a área é uma grande mancha que cresce e avança implacavelmente sobre as poucas áreas de vegetação nativa.

O crescimento desordenado da Grande São Paulo pode ser visto em duas imagens registradas pelos satélites Landsat, obtidas com auxílio de sensores capazes de diferenciar a floresta das áreas ocupadas.


A cena da esquerda foi obtida pelo Landsat 5 em agosto de 1986 enquanto a imagem da direita foi registrada pelo Landsat 8, em setembro de 2013, o que permitiu comparar um intervalo de tempo de 27 anos.

Em ambas as imagens, as áreas urbanas variam de bronzeado nas periferias a rosa e roxo nas áreas mais densamente construídas. A terra coberta por vegetação é verde, enquanto a terra exposta é castanha, similar às áreas urbanas. Ative a ferramenta de comparação de imagens para ver como a cidade cresceu nas últimas duas décadas.



Na imagem de 1986, São Paulo se irradiava a partir de um denso núcleo urbano, com a cidade ficando cada vez menos densa. Em 2013, a área densamente construída se espalhou para sudoeste ao longo do rio Pinheiros. A mudança mais notável, entretanto, é a expansão da periferia, onde o crescimento tem sido mais rápido. Na última década, os subúrbios paulistanos somaram 1,7 milhão de pessoas, enquanto o centro da cidade adicionou 800 mil moradores.

Através da ferramenta de comparação é possível observar o avanço das construções sobre as áreas de vegetação e fontes de água. Esse avanço aconteceu principalmente em encostas íngremes e planícies aluviais - áreas que estavam desocupadas por terem sido consideradas impróprias para a construção, mas que de forma desordenada foram invadidas.

Outra mudança notável nas imagens é a adição de um grande anel viário, batizado Rodoanel, visto na cena de 2013. Prevista para ser concluída em 2015, a rodovia adiciona um caminho necessário ao redor da cidade. Antes de sua construção, a única maneira de cruzar a região era através do centro expandido.