Na realidade, esses círculos luminosos que aparecem ao redor da Lua ou do Sol já se formavam muito antes do homem habitar as cavernas ou até mesmo antes que o primeiro dinossauro surgisse na Terra. São chamados halos lunares ou solares e sua formação é muito bem conhecida, não tendo nada de anormal, como podem pensar alguns.
Quando a luz da Lua ou do Sol atinge uma das faces do cristal e sai pela face oposta ocorre um fenômeno óptico chamado refração, que desvia parte dos raios de luz em um ângulo entre 22 e 50 graus. Esse desvio não é igual para todos os comprimentos de onda, sendo de 21.54 graus para a luz vermelha e 22.37 graus para a luz azul.
O halo de 22 graus é o mais comum dos fenômenos ópticos formados pela presença de cristais de gelo hexagonais na alta atmosfera. Entretanto, dependendo do shape do cristal, que pode ser mais alongado ou mais achatado, outros fenômenos similares podem ser vistos com padrões e formatos diferentes variando entre meio-círculos, colunas luminosas, faixas coloridas, etc.