A foto foi publicada pelo pesquisador Étienne Klein, chefe do departamento de pesquisa da Comissão Francesa de Energia Atômica, que por sua credibilidade não havia sido questionada de imediato. Em poucas horas o post de Klein já havia atingido mais de 40 mil visualizações.
O problema da foto é que ela não era uma imagem capturada pelo telescópio James Webb e nem mesmo a estrela Proxima Centauri era a retratada. Na realidade, a foto era um retrato de um salame do tipo chouriço ibérico.
Após ter sido publicada em diversos sites e perfis científicos e não ter sua autenticidade confirmada, Klein veio a público desfazer a confusão que havia criado. O cientista se desculpou pela pegadinha e disse que a postagem foi uma forma de questionar a credibilidade que o post de especialistas têm nas redes sociais e também o que ele considera uma frágil verificação de conteúdo.
"Diante de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que a postagem que mostra uma suposta foto da Proxima Centauri foi uma forma de diversão. O objetivo é desconfiar sempre, tanto de argumentos de autoridades quanto da eloquência espontânea de certas imagens", escreveu o cientista, que completou: "De acordo com a cosmologia contemporânea, não existe qualquer objeto pertencente à gastronomia espanhola, exceto aqui na Terra".