Batizada provisoriamente de AR3088 (Região Ativa 3088), a mancha surgiu recentemente no limbo sudeste do Sol e de acordo com dados registrados pelo Observatório Espacial da Dinâmica Solar, SDO, os polos magnéticos desta mancha estão invertidos.
De acordo com a lei de Hale, que define as tendências das regiões ativas do Sol, os polos magnéticos de uma mancha solar "normal" são organizados de modo que o lado positivo fique voltado ao lado leste (esquerda do Sol) e o negativo voltado ao lado oeste (direita do Sol). No entanto, no caso de AR3088 os polos estão rotacionados em 90 graus, com o lado positivo voltado em direção ao norte da estrela (para cima) e o negativo voltado para o sul.
Em outras palavras, essa é uma mancha extremamente rara, de características magnéticas ortogonais em relação ao equador do sol.
Ainda não é possível saber como essa mancha vai se comportar nos próximos dias, mas à medida que o Sol rotaciona e mais dados são coletados, será possível acompanhar e entender melhor a dinâmica dessa feição. Entretanto, uma característica tão estranha pode significar alguma mudança, mesmo que sutil, no dínamo solar que ainda precisa ser investigada.