A imagem divulgada pela agência espacial mostra o drone já em posição de espera, com as quatro pernas sobre o solo vermelho, após uma série de movimentos individuais de cada uma da pernas.
O voo do Ingenuity está programado para 8 de abril e será um dos mais importantes feitos da história da aviação desde que Santos Dumont decolou seu 14-Bis no campo de Bagatelle, em Paris, em 12 de novembro de 1906.
Se tudo correr como o planejado, o drone subirá inicialmente a uma altitude de 3 metros, manterá essa altitude por no máximo 30 segundos e então pousará sobre suas quatro pernas elásticas. Após isso serão feitas novas avaliações. Se aprovado, os cientistas terão 31 dias para novos experimentos.
Nos três primeiros voos seguintes a equipe terá como objetivo demonstrar as capacidades básicas de pairar, subir e descer, sempre incrementando a distância entre o drone o jipe-robô Perseverance, estacionado a cerca de 60 metros do local de decolagem. A distância máxima nesta fase de testes será de aproximadamente 100 metros.
Durante os voos o Ingenuity fará fotos e vídeos com duas câmeras integradas, enquanto o jipe-robô Perseverance tentará documentar os eventos através de seu poderoso sistema de câmeras Mastcam-Z e mais dois microfones de bordo. O rover documentará a cena a partir de um ponto a cerca de 60 metros do campo de aviação.