AstronomiaClub
31 Mar
Apolo11

Drone Ingenuity já está no solo e pronto para voar em Marte

Apolo11.com
Rogério Leite31 Mar 2021
A Nasa divulgou nesta quarta-feira que o helicóptero Ingenuity se posicionou abaixo do rover Perseverance e cravou pela primeira vez as pernas robóticas no solo marciano. De acordo com os cientistas, todas as funções estão em perfeito estado e o drone está pronto para alçar voo.

<BR>Drone Ingenuity em solo marciano. A cena foi registrada pela câmera topográfica grande angular WATSON (Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering), anexada na extremidade do braço robótico SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals), parte integrante do jipe-robô Perseverance.
Drone Ingenuity em solo marciano. A cena foi registrada pela câmera topográfica grande angular WATSON (Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering), anexada na extremidade do braço robótico SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals), parte integrante do jipe-robô Perseverance.

A imagem divulgada pela agência espacial mostra o drone já em posição de espera, com as quatro pernas sobre o solo vermelho, após uma série de movimentos individuais de cada uma da pernas.

O voo do Ingenuity está programado para 8 de abril e será um dos mais importantes feitos da história da aviação desde que Santos Dumont decolou seu 14-Bis no campo de Bagatelle, em Paris, em 12 de novembro de 1906.

Se tudo correr como o planejado, o drone subirá inicialmente a uma altitude de 3 metros, manterá essa altitude por no máximo 30 segundos e então pousará sobre suas quatro pernas elásticas. Após isso serão feitas novas avaliações. Se aprovado, os cientistas terão 31 dias para novos experimentos.

Nos três primeiros voos seguintes a equipe terá como objetivo demonstrar as capacidades básicas de pairar, subir e descer, sempre incrementando a distância entre o drone o jipe-robô Perseverance, estacionado a cerca de 60 metros do local de decolagem. A distância máxima nesta fase de testes será de aproximadamente 100 metros.

Local do campo de aviação onde o drone Ingenuity fará o primeiro voo de uma aeronave fora da Terra.
Local do campo de aviação onde o drone Ingenuity fará o primeiro voo de uma aeronave fora da Terra.


Durante os voos o Ingenuity fará fotos e vídeos com duas câmeras integradas, enquanto o jipe-robô Perseverance tentará documentar os eventos através de seu poderoso sistema de câmeras Mastcam-Z e mais dois microfones de bordo. O rover documentará a cena a partir de um ponto a cerca de 60 metros do campo de aviação.