O problema apresentado pelo drone Ingenuity ainda está sendo estudado, mas sabe-se que a aeronave entrou em modo de proteção na sexta-feira, quando os engenheiros acionaram os rotores pela primeira vez durante uma sequencia de testes e o computador de bordo comutou entre os modos pre-flight e flight (pre-voo e voo).
Segundo a NASA, no momento da comutação os sistemas de bordo receberam um sinal de alerta da unidade de controle conhecida como "Watchdog" e entraram imediatamente em suspensão. A unidade Watchdog (cão de guarda) é a responsável por vigiar todos as operações e envia sinais de reset caso algum deles apresente falha ou não envie dados telemétricos dentro do tempo estimado.
Os watchdogs são usados desde o início da era espacial e inicialmente tinham a função de resetar os sistemas de radiocomunicação caso alguma falha de contato perdurasse por muito tempo. Com o passar dos anos e aumento da complexidade, as funções checadas pelos módulos watchdog ganharam mais responsabilidades e atualmente fazem todo o trabalho de inspeção a bordo de uma nave ou foguete.
Ainda não há uma data marcada para o voo, mas possivelmente na quarta-feira haverá um comunicado sobre o assunto. De acordo com a NASA os dados telemétricos confirmam que o Ingenuity passa bem e a equipe está debruçada no estudo que ocasionou a falha detectada.
Aguarde cenas do próximo capitulo.