Dando continuidade à temporada de alinhamentos e conjunções, dessa vez os olhos se voltam em direção à Lua e Vênus, que estarão bem próximos na madrugada de sexta-feira.
Mesmo muito distantes fisicamente - a Lua estará a 393 mil km da Terra enquanto Vênus estará 178 milhões de km - vistos da Terra os dois objetos parecerão muito próximos um do outro. A distância angular será de apenas 3.5 graus, o equivalente a 7 diâmetros lunares de separação.
A conjunção pode ser vista no quadrante leste a partir de duas horas antes do Sol nascer e será acompanhada de outra quase conjunção que acontece logo acima, entre os planetas Marte e Júpiter, cujo ápice aproximação será em 29 de maio às 04:45 BRT, com apenas 0,5 grau de separação.
Embora o registro fotográfico não seja difícil de ser obtido, a Lua com apenas 8% do disco iluminado pode significar um desafio aos fotógrafos amadores portadores de celulares, já que a pouca luz pode dificultar o registro adequado. Mesmo assim, a tentativa de registrar a conjunção é meritória e deve ajudar os iniciantes a adquirirem experiência para as próximas conjunções.
Bons céus!