AstronomiaClub
03 Sep
Apolo11

China quer construir estação espacial gigantesca em orbita da Terra

Apolo11.com
Rogério Leite03 Sep 2021
De acordo com Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, o país está planejando construir uma enorme estação espacial que pode chegar a mais de 1 km de comprimento. Analistas ocidentais ainda não sabem se o projeto é exequível, mas tecnologias novas necessárias já estão em desenvolvimento.

Concepção artística mostra como podeeria ser a gigantesca estação espacial chines, com cerca de 1 km de comprimento. Crédito da Imagem: Shutterstock.
Concepção artística mostra como podeeria ser a gigantesca estação espacial chines, com cerca de 1 km de comprimento. Crédito da Imagem: Shutterstock.

Um esboço das pesquisas em andamento foi descrito no site da fundação e descreve essa enorme estação espacial como "o principal equipamento aeroespacial estratégico para uso futuro dos recursos espaciais, exploração dos mistérios do universo e estudo do longo tempo de permanência de astronautas em orbita".

A estação espacial proposta teria aproximadamente 1 km de comprimento e seria modular, o que poderia aumentar ainda mais o seu tamanho. O objeto permaneceria em orbita a cerca de 500 km de altitude, ligeiramente mais alto que a Estação Espacial Internacional e seria tão ou mais brilhante quanto o planeta Vênus.



O objetivo principal das pesquisas aponta para os métodos e design de materiais mais novos e mais leves, que de outra forma podem limitar a quantidade de componentes de construção a ser colocado em órbita, além de novas técnicas para montar com segurança essas estruturas massivas no espaço.


Embora possa parecer obra de ficção, a ideia da construção de uma mega estação espacial não é totalmente absurdo e o desafio é mais uma questão de engenharia do que de ciência fundamental.

"Acho que é inteiramente viável", disse Mason Peck, ex tecnólogo chefe da NASA. Segundo Peck, agora professor de engenharia aeroespacial na Universidade Cornell, os problemas não representam impedimentos intransponíveis, mas sim problemas de escala.

No entender do engenheiro, o maior desafio seria o preço, devido principalmente ao alto custo de lançamento de objetos e materiais para o espaço. A Estação Espacial Internacional (ISS), que tem apenas 110 metros de largura em seu ponto mais largo custou cerca de US $ 100 bilhões para ser construída. Assim, construir algo 10 vezes maior não é algo tão facilmente financiável.

Entretanto, observou Peck, tudo depende do tipo de estrutura que os chineses planejam construir. A ISS está repleta de equipamentos e foi projetada para acomodar humanos, o que aumenta significativamente sua massa. "Mas se estamos falando sobre algo que é simplesmente grande e não tão pesado, a história é diferente".