O lançamento do Falcon 9 e colocação da Dragon em orbita será transmitido ao vivo pelo Apolo11. Para ser notificado, assine nosso canal no Youtube e em seguida clique no sininho de notificação!
INSCREVA-SE!
O evento deste sábado é a segunda tentativa de lançamento, originalmente marcada para quarta-feira, dia 27 de maio. O motivo da suspensão foi as más condições do tempo causadas pela proximidade da tempestade tropical Bertha, que estava em atividade sobre as Carolinas e que poderia prejudicar as tentativas de resgate no caso de alguma falha com a cápsula Dragon.
O voo pode ser considerado histórico, pois marca o retorno dos lançamentos tripulados a partir de solo americano. Esse tipo de lançamento não acontece desde 8 de julho de 2011, quando a missão STS-135, a última de um ônibus espacial, partiu do Kennedy Space Center, na Flórida, com destino à ISS.
Além histórico, o lançamento também marca o início das operações tripuladas da empresa SpaceX.
Se não ocorrer adiamentos, o Lançamento está previsto para acontecer no sábado, 30 de maio de 2020, às 16h22 pelo horário de Brasília e será retransmitido ao vivo pelo Apolochannel, o canal de vídeo do Apolo11, a partir das 15 horas.
A Crew Dragon Demo-2 foi projetada para operar de forma totalmente automática, mas também pode ser controlada pelos astronautas ou pela equipe da SpaceX desde o centro de controle da missão, em Hawthorne, na Califórnia.
Ao mesmo tempo, o segundo estágio segue seu destino até atingir uma orbita circular de 200x200 km. Onze minutos após ser lançado a Dragon se desprende do segundo estágio e segue no rumo de interceptação da ISS.
Os Astronautas
Nasceu em St. Anne, Missouri. É bacharel em física e engenharia mecânica pela Universidade de Washington e possui mestrado e doutorado em engenharia mecânica pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia. Antes de ingressar na NASA, Behnken era engenheiro de teste de vôo da Força Aérea dos EUA.
Hurley serviu como piloto e operador de robótica na missão STS-127 em julho de 2009 e na missão STS-135 da nave Atlântis, a última missão do ônibus espacial.
Nascido em Nova York, Hurley é bacharel em engenharia civil pela Tulane University e se formou na Escola Naval de Pilotos de Testes dos EUA. Antes de ingressar na NASA foi piloto de caça e piloto de testes no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.