O lançamento da missão Artemis 1 estava programada para iniciar no final de agosto, mas uma falha nas linhas de pressurização de hidrogênio atrasaram o lançamento por quase um mês.
Depois disso, eventos impediram o lançamento, entre eles o furacão Ian, que obrigou a NASA recolher o foguete da plataforma de lançamento 39B no Kennedy Space Center para o abrigo de construção VAB. Após a passagem de Ian, a NASA recolocou o foguete na plataforma, mas teve que enfrentar os intensos ventos da tempestade tropical Nicole.
Durante a passagem de Nicole, o gigantesco foguete e a espaçonave Orion, disposta no topo da estrutura, sofreram danos leves, mas que não comprometem o lançamento. Segundo a NASA, as inspeções feitas pelos engenheiros não apontaram problemas estruturais e a nova data de lançamento foi definida.
Em comunicado oficial, a agência espacial confirmou que o lançamento está previsto para ocorrer nesta quarta-feira, 16 de novembro, dentro de uma janela de duas horas que inicia às 03h04 pelo horário de Brasília. Com transmissão ao vivo.
A espaçonave Orion, onde serão transportados os astronautas das missões Artemis 2 e Artemis 3 está atracada no topo do foguete SLS (Space Launch System), o mais poderoso que a NASA já construiu. Para se ter uma ideia da força da máquina, durante o lançamento ele produzirá 15% a mais de empuxo do que os foguetes Saturno V, que levaram os astronautas à Lua nas décadas de 1960 e 1970. Sua capacidade também impressiona: o SLS será capaz de transportar mais de 27 toneladas até a Lua.
A missão Artemis é dividida em três etapas.
Como parte da missão Artemis I, a cápsula Orion será levada ao espaço no topo do foguete SLS e passará seis dias em órbita ao redor da Lua. Após o lançamento, a cápsula Orion atingirá uma distância de 450 mil km da Terra em orbita da Lua, 64 mil km além da face oculta do nosso satélite.
Essa etapa servirá para testar as tecnologias mais importante da missão, abrindo caminho para a Artemis II, a primeira missão tripulada desde a missão Apollo 17, em 1972.
A missão Artemis II, já será tripulada e durará cerca de 10 dias, realizando um sobrevoo lunar antes de retornar à Terra. A NASA estima que a Artemis II seja lançada em maio de 2024.
A Artemis III é o objetivo principal da missão Artemis e deverá ser lançada até 2025. Ela levará a primeira mulher astronauta e também a primeira pessoa negra a pousarem na superfície da Lua.